8ª Série (9º Ano)

Resumo sobre átomo e molécula aula dia 19/08/2010: www.megaupload.com/?d=M9ERHCKJ


Por que não afundamos no mar morto?

No mar morto a água salgada é ligeiramente salgada mais pesada que a água doce, já que contém minerais dissolvidos. Portanto é mais fácil flutuar na água salgada do que na água doce. O mar morto, localizado no oriente médio, é lago enorme formado pela água com maior teor de sal do planeta. No mar morto a densidade da água salgada é muito grande e a pessoa flutua sem nenhum esforço físico.

Você provavelmente já viu alguém flutuando numa piscina, já deve ter visto também que alguns objetos afundam e outros não. Por exemplo, quem brincou de procurar moedas, ou outras coisas no fundo de uma piscina? Tudo isso ocorre graças à densidade. A densidade é uma grandeza que representa a razão (divisão) entre a massa e o volume do material em estudo a água pura tem densidade 1g/cm³.

Não é o material de maior massa que afunda e sim o material mais denso. Essa é uma observação importante então objeto com densidade superior a da água afundam nela com densidade inferior bóiam. Por exemplo, poderíamos ter 10 kg de isopor e ele não afundaria na piscina, pois a densidade do isopor é de 0,1g/cm³ (10 vezes menor do que a da água), já que poucas gramas de chumbo afundariam rapidinho, a densidade do chumbo é 11,3g/cm³.
A densidade relativa de um corpo depende de sua composição. A densidade relativa da massa magra, ossos e massa gorda, a densidade do corpo humano é ligeiramente menor que a da água 0,974 g/cm³ em média.

O ser humano tem a capacidade de mudar sua densidade. Por isso independente se somos, gordos ou magros, mulheres ou homens jovens ou idosos conseguem tanto flutuar e quanto afundar basta variarmos a quantidade de ar nos pulmões.com os pulmões cheios de ar aumentamos nosso volume e sendo o ar menos denso que a água nosso corpo tende a subir e então boiamos. Se você quiser pode fazer esse teste,estamos em uma piscina solte todo o ar dos pulmões perceba que você encostara no chão da piscina.

Em relação à água é por que algumas substâncias possuem densidade superior ou inferior a densidade da água. Se uma substancia, logo um objeto possui densidade superior da água ele ira afundar.

Você pode usar tal argumento para qualquer outro líquido, por exemplo, o café, para algo boiar no café será necessário uma densidade menor, porém se algo quiser afundar no café será necessário uma densidade maior.

A densidade (d) de um corpo expressa a relação entre a massa (m) e o volume (v) ocupado por esse corpo.

d = m/v

Num grupo: A densidade de um elemento aumenta com o numero atômico, o que ocorre de cima para baixo.

Num período: A densidade cresce da extremidade para o centro.


Bibliografia: http://conceitoaronaldo.blogspot.com/

Química na abordagem do cotidiano volume 1 Editora Moderna


Aula dia 30/09/2010 

Processos de separação de misturas homogêneas e heterogêneas

Link para download: www.megaupload.com/?d=0O537EOR